domingo, 21 de setembro de 2008

SITUAÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Após refletir sobre os artigos propostos, Informática na Educação se confirma a necessidade de que ocorra na escola a interação entre informática e a disciplina. Segundo Zacharias"... temos que levarmos em consideração que esses mesmos alunos hoje, serão profissionais no futuro, em uma sociedade ainda muito mais informátizada, se faz imprescindível que a escola não ignore...". Assim sendo, o profissional da educação deve ter conhecimento sobre os potenciais do computador, usar essa ferramenta nova na construção de conhecimentos, tornando suas aulas mais interessantes e envolventes levando o aluno a aprendizagem desejada. Encerro com um pensamento do nosso querido Paulo Freire "...temos de ser homens e mulheres de nosso tempo e empregar todos os recursos disponíveis para promover a grande mudança que nossa escola está a exigir..."

4 comentários:

Simone Oliveira da Silveira disse...

Vera, concordo com o teu pensamento sobre o fato de a informática estar vinculada ao conteúdo do professor, porque quanto mais recursos e ferramentas o professor utilizar para o desenvolvimento de suas aulas mais envolventes elas serão.

TUKA disse...

Concordo plenamente com o que escreveste no meu blog. É importante que a gente dê um passo a frente e inove nossas aulas para chamar atenção e envolver muito nossos alunos.

Naira Adriana dos Santos Fraga disse...

Concordo com Paulo Freire, pois nós professores devemos nos atualizar e acompanhar o desenvolvimento da tecnologia em nossa sociedade,pois só assim estaremos preparados para as novas exigências dos novos tempos frente a educação.
Naira Fraga

deisi disse...

Vera! Segundo Perrenoud:... "a escola não pode ignorar o que se passa no mundo" e as tecnologias de informação e de comunicação nos impuseram novas formas de se relacionar com os outros e de pensar nosso dia-a-dia. Por mais saudosistas que sejamos e por mais risonha e franca que tenha sido a escola dos tempos do lápis e dos papéis, é essencial assumirmos que os momentos são outros e que entre as competências essenciais a um professor se incluem com destaque as que estão vinculadas às novas tecnologias.